domingo, 3 de janeiro de 2016

Ano novo 2016

Este ano decidi colocar uma mesa de jantar diferente, cada vez mais gosto de caprichar nestes detalhes. É uma noite diferente, podemos e devemos torná-la especial.




Usei uma toalha branca de algodão, uma toalha branca é essencial podemos adaptá-la em qualquer ocasião, senão houver uma toalha  haja um lençol de linho da avó ou outro parecido (sem elásticos...convém).
Com um furador, fiz vários furinhos numa cartolina dourada, que comprei para fazer uma coroa no carnaval, e espalhei pela mesa. Fiz ainda 4 com os números 2016 e colei em 4 flutes, que na verdade eram jarras solitário, comprei 12 há uns anos acho que 1 eur cada, e na altura pareceram-me as flutes de champanhe ideais.
Ao despejar o lixo roubei de uma árvore alguns ramos e espalhei pelo centro da mesa, coloquei as flutes e um relógio que alguém me ofereceu porque sabe que gosto destas coisas, a pomba não é branca mas é paz o que eu quero neste novo ano, e também foi oferecida.

Usei o serviço que tenho para as ocasiões especiais e já o tenho há bastante tempo, Carré White da Vista Alegre infelizmente não está completo. Adoro este conjunto em que todos os pratos são diferentes. No meu caso escolhi a travessa de servir mais pequena para usar como prato principal, filada a ouro. O facto de ser um serviço de jantar branco permite-me utilizá-lo em qualquer ocasião basta apenas trocar os adereços, guardanapos, toalha etc...
Já tive mesas com um prato de cada cor e adoro uma mesa assim no verão mas no dia a dia confesso que me cansa bastante.





Os copos são do mais simples e são assim que gosto deles, as bases são em melanina já as tenho há muito tempo e tenho igual em prateado, mas poderia ser mais um recorte da dita cartolina o efeito seria o mesmo. Os talheres são os que usamos no dia a dia.

Já há algum tempo que coloco as tacinhas de sobremesa ao lado do copo, aqui em casa não há grande "esquisitice" ou bebemos sumo ou vinho ou água... um copo basta e assim não tenho que me levantar para ir buscar as taças e as sobremesas. Estas ficam sempre no aparador e enquanto eu levanto os pratos alguém se encarrega de as colocar na mesa. 
Gosto de refeições demoradas entre conversas, histórias e gargalhadas, gosto de uma mesa onde estamos todos juntos, não gosto de andar para trás e para a frente e preocupada com a cozinha.

O jantar foi rolo de carne recheado, a acompanhar com sangria de morango e maçã. As sobremesas mousse de ananás, cheesecake de morango, baba de camelo e tarte de amêndoa, para a ceia camarão grelhado e pão recheado.


Tudo feito em casa sem gastar um único cêntimo na decoração e ainda assim há quem pense que eu tenho a mania das grandezas! Não é por ser pobre que temos que ser tristes haja alegria!!

A Victória adorou os balões que colámos no tecto com fita dupla face (dizem que o vinagre e bicabornato de sódio faz efeito de hélio) a rapariga ficou divertida até tarde para brindar connosco.




Feliz 2016, com tudo de bom para todos os que nos seguem!



Sem comentários: