segunda-feira, 5 de agosto de 2013

De lágrimas nos olhos...

É assim que vos escrevo hoje.

Tudo começou na sexta de feira, a cadela branquinha estava muito murchinha e apática. Fomos com ela ao veterinário e ao chegarmos lá vomitou uma espuma com 2 lombrigas (nunca tinha visto nenhuma).
Lá tomou a medicação, foi desparatisada e voltámos para casa com a medicação para os outros.
Sabia que os cães tinham que ser desparatisados pelo menos uma vez por ano, a Sasha tinha as vacinas em dia e também havia sido desparatisada.

Também nós tomámos a medicação.
É apenas um comprimido baratíssimo e para as meninas é um "xarope" de uma toma só.
Os cães devem tomar 15 dias depois de nascer e depois de 2 em 2 meses até aos 6 meses. Um líquido administrado na boca com uma seringa, para os cães depois de um ano é comprado um comprimido na farmácia.


Na manhã seguinte a cadela branquinha estava morta em frente à porta da cozinha, no quintal, onde os outros dormiam ao lado dela.
Acordaram e brincaram como de costume. Lembro-me de dizer "olha para isto, ainda ontem andavam todos tortos e hoje já correm atrás da Vi".

À tarde, todos os cães estavam chochinhos e muito moles. Não corriam mais, não brincavam nem comiam.
No domingo a Sasha ficou igual.

Hoje de manhã um dos cachorrinhos estava morto. À tarde morreu um, depois outro e duas horas depois enquanto saímos, morreram mais dois, e ao final do dia outro.


Aqui, ainda tudo estava bem e eu tinha cães pela casa toda, entravam sem pedir licença e eu é que tinha que me desviar de suas excelências que ocupavam o chão todo à procura de um lugar fresco.


Até encontrei um escondido com o rabo de fora... mesmo depois de os ter expulsado lá para fora.



A Sasha não come, não aceita caldo de arroz, leite, nem abre a boca para a medicação.
É impressionante como ainda na semana passada este quintal estava cheio de "cãos" (como diz a Victória), que corriam por todo o lado. A Sasha ladrava fortemente para os outros cães que passavam no portão, punha as patas no muro e cumprimentava o vizinho... agora nem se levanta do chão.

Não faço ideia do que se passou, nem do que os fez morrer desta maneira, mas aconteceu tudo no espaço de dois dias.
Estou realmente triste, mas aceito que os cachorrinhos não tenham defesas e que não aguentem. Mas não aceito que a Sasha nos deixe desta maneira.
Fez uma gravidez plena, gordinha, correu tudo bem, os cães estavam todos gordinhos e desde que abriram os olhos que andavam por todo o lado felizes da vida.
 De repente... eles e a Sasha, desta maneira.

 Não!





 








Um blog é uma partilha... partilho aqui o nascimento e a morte dos nossos pequeninos.

37 comentários:

Ju disse...

Oh :(
Lamento muito, que tenham muita força para superar esta perda. Que a Sasha fique boa depressa. ;)
Beijinho

micaela oliveira disse...

torna-se tão triste, ver doente quem gostamos mesmo que seja um animal.
Ja pensaram se não foram envenenados?o meu foi numa saída a rua de trela, sem reparar comeu algo no chão e tinha veneno no que comeu. Felizmente correu tudo bem e o meu patinhas ficou bem. Força para este momento que e complicado

Sissamar disse...

Oh Lúcia, não tenho comentado mas tenho acompanhado como sempre o teu blog e claro, a gravidez e nascimento dos bebes. É com grande tristeza que recebo esta noticia... E se eu estou triste, imagino como estarão vocês :(
Espero sinceramente que a Sasha recupere depressa para que possam regressar dentro do possível, à tranquilidade.
Beijinho grande

leonor silva disse...

Oh Lucia como compreendo a tua dor e tristeza pelos patudinhos. Nao querendo criar um grande alerta questiona o veterinario sobre a hipotese de um surto de esgana tenha feito isso. Eu ja passei por isso e é horrivel. Essa espuma branca e o ar apatico pode ser indicar ds alguma coisa. Desejo que melhores dias passem por vos ;)

Lúcia Silva disse...

Obrigada Ju, o pior é que não está a ficar...

Lúcia Silva disse...

Ainda bem que o teu patinhas ficou bom, é um perigo verem-nos comer alguma coisa na rua. Aqui não sei mesmo o que aconteceu... ainda pensei que o meu vizinho do outro lado tivesse curado as árvores e que tivesse pulverizado alguma coisa para este lado, mas não posso afirmar nada. Já me falaram em parvovirose e os veterinários são um balúrdio! Amanhã vamos com a Sasha.
Espero que também fique boa.

Obrigada pelo teu comentário.
Beijinho

Lúcia Silva disse...

Olá Sissa, tenho-me perguntado por ti tantas vezes. Espero que estejas bem e a Catarina também, deve estar enorme.

Espero que a Sasha fique boa, mas já não tenho grandes esperanças.

Obrigada por teres continuares por aqui, um beijinho grande

Deusa disse...

Ha Lúcia.....Estou ate chorando...Que pena minha amiga....
Com certeza foi algum Parasita que os cachorrinhos e Sasha acabou por pegar,animais são muito frágeis,não tem jeito.Vai ser dificil Lúcia,espero que a Sasha sobreviva.
Eu ja perdi vários bichinhos,mas nunca assim,muitos de uma vez.Vai ser triste,ja esta sendo,mas vai passar amiga.
Vão restar as lembranças boas,você foi uma dona carinhosa,amorosa e preocupada,o amor vai além da vida.
Deus abençõe que pelo menos a Sasha esteja bem....
Bjs
Deusa
vasinhos coloridos

Lúcia Silva disse...

Obrigada Leonor, vou perguntar amanhã quando lá for com a Sasha.
Realmente é uma dor, vermos os pobrezinhos gemerem e não podermos fazer nada...

Beijinhos

heloisa de mesquita inoue disse...

É! Se palavras... Beijos!

Anónimo disse...

Oi Lucia, eu me chamo Alecsandra, sempre acompanho vc no seu blog, as novidades que sempre coloca. Saiba que fiquei muito triste com a noticia, pois adorava quando vc publicava as fotos dos filhotinhos correndo, brincando,fazendo travessuras. Eu sei o que é a "a perda", pois eu perdei alguns anos atrás, duas cadelas das que eu tinha na mesma semana, e no dia que estava enterrando a última que perdi eu tinha perdido o meu tio também. Eu lamento muito mesmo!!! Mas Lúcia, o acaso não seria um envenenamento por alguma comida ou intoxicação de algum que eles comeram, ou até de alguma planta que vc tem em casa? Pois uma vez, a minha cachorrinha tinha comido algum envenenado do tipo chumbinho, eu fiquei desesperada vendo ele passar mal, foi ai que pensei e sabia que a única coisa que podia fazer naquela hora era uma mistura de ovo batido com leite, pois alguém já tinha me dito isso.Foi então que fiz, abrir a boca dela na marra e coloquei esta mistura, passado alguns minutos ela vomitou tudo, até ela melhorando aos poucos. Desde então sempre algo acontece isso comigo, eu faço desta maneira. Saiba que já chegou acontecer a mesma coisa com meu vizinho, que um dia chegou desesperado aqui em casa pedindo ajuda pra mim e minha mãe, foi onde nós falamos o que ele tinha que fazer, desta maneira ele fez e salvou a cadela dele. Pode ser ou não, um envenenamento ou uma intoxicação de algo que comeram ou tiveram contato!!!!, Mas mesmo assim, saiba que estou torcendo e orando muito para sua cachorrinha Sasha ficar boa logo, e para toda sua família. Que Deus abençoe sua família, e cure a Sasha!!!!

evelyne-home-interiors disse...

Olá Lúcia. Que pena o que aconteceu. Tão fofos os cachorinhos!
Espero sinceramente que a Sasha recupere o mais rápido possivel.
Um grande beijo.

Lulu walkingonsunshine disse...

OHHHHH amiga que triste :(todos assim a morrer uns atrás dos outros é muito triste .
Imagino ai em casa o ambiente ,e as meninas .
Deus queira que a Sasha fique bem melhor ,de outra forma não seria justo.
Daqui vai um abraço muito grande para as minhas meninas ,carregado de miminhos e luz
Muita força ,dias melhores viram :)
Lulu

Ana Costa disse...

:( tadinhos.... força

luarte disse...

Fiquei boquiaberta com esta notícia. Tenho acompanhada desde o início esta história da gravidez da Sasha, depois o nascimento de tanto cãozinho, o quanto a família estava feliz e agora isto... a vossa impotência de conseguir salvar os bebés e a dor maior de ver a vossa Sasha doente e o medo terrível de a perder. Fico deste lado a torcer muito, muito para que nada de mal lhe aconteça e que a tranquilidade regresse a essa casa o mais rapidamente possível. Um beijinho enorme de carinho.

ArtiKoisas disse...

Ai Lúcia, que notícia horrível...:( O pior é não poder fazer nada! E depois os veterinários são tão caros..:(
Espero que haja melhoras! Pelo menos que a tua companheiro de vários anos fique bem, porque infelizmente os cachorrinhos são muito sensíveis..
Vai-lhes dando soro caseiro, uma mistura de água com um pouco de sal e um pouco de açucar. Se tiveres uma seringa sem agulha, para colocares o soro directamente na boca deles, melhor..
Um beijinho grande*

Anabela (Aproveitar a Vida) disse...

Lamento o sucedido. Que tristeza enorme...

Como está a Sasha? Depois diz como correu a consulta.

Muitos beijinhos e força para superarem essa dor. As melhoras rápidas da Sasha. Que recupere rápido para voltar a ser o que era.

Bjs,
Anabela

Sónia disse...

Oh lamento muito, sei como custa tanto. Quando perdi os meus fiquei devastada.
Beijinhos

Anónimo disse...

Bom Dia

é mesmo triste toda a situação. Só quem tem amor aos animais sabe o que se sofre. Um beijo grande e as rapidas melhoras da Sasha.

Beijinhos
Liliana Marques

Anónimo disse...

Oh que pena!
É muito triste mesmo...
Compreendo que não seja fácil saber que se vai gastar imenso dinheiro no veterinário. Mas eles é que são os profissionais... Eles é que sabem tratar.
E mais vale prevenir doenças do que tratá-las, é bem mais barato!
Os cachorrinhos não deveriam estar ao ar livre, mesmo que seu jardim esteja o mais limpo possível, eles não têm defesas nenhumas...
E a mãe, quando soube que ela estava grávida devia a ter levado ao veterinário ou pelo menos, passado por um sómente para comprar o desparasitante, eles vendem isso só, mesmo sem levar lá cadela, eles também vendem produtos para animais e sabem aconselhar melhor do que simples farmacêuticos, que entendem é de medicina humana.
Aconselhe-se com o médico veterinário.
Ter um animal não é só dar festinhas, miminhos e comer, também é preciso ter cuidado com a saúde deles.
Espero que a Sasha recupere rápido! As melhoras para ela e um abraço apertado p a família!
Bj, Lurdes.

Susana Matias disse...

Infelizmente sei bem o que é, pois a uns anos atráz aconteceu-nos o mesmo e perde-mos os canitos todos...

que a Sasha fique boa depresssa...

Anónimo disse...

Aproveito para lembrar que se calhar também é boa ideia desparasitar todos aí em casa. Principalmente as crianças! Os parasitas passam para as pessoas!
Mais vale prevenir...
Pergunte na farmácia!
Beijinho,
Lurdes.

Anónimo disse...

Desculpe, não reparei que já tinha escrito sobre isso...
Não precisa de publicar.
Foi lapso meu...
Um bj,
Lurdes.

Isa P. disse...

Oh... realmente é muito triste.
Eu sei o que custa perder um animal de estimação, mas assim tantos ao mesmo tempo com certeza custa muito mais.
Força e beijinhos.

Anónimo disse...

DANIELA

Fogo Lúcia, que azar tiveram os pequeninos. :(
Lamento muito a vossa perda. :(
Isso é muito estranho, ou foi um surto de uma doença qualquer, mas como a Sasha está vacinada os bebés também têm a protecção dela enquanto amamentam, porque os parasitas não os deixavam nesse estado e nem levavam à morte; ou pior, foi um envenenamento, porque ficarem todos assim de uma vez, é estranho.

Espero que a Sasha se salve, bem como alguns dos bebés.

Beijinhos e boa sorte com os teus bichinhos.

Maria João disse...

Lamento muito, Lúcia. Já perdi alguns amigos patudos ao longo da vida e dói sempre. Espero que a Sasha fique melhor e se for só tristeza tem uma família que a acarinha e sofre com ela. Um beijinho.

Sini disse...

Que tristeza Lúcia! :( Imagino a tua dor! A gente apega-se aos bichos como às pessoas e dói mm muito ve-los partir! Fartei-me de chorar por ter que entregar a minha Zara por uns tempos! Se ela me faltasse nem sei cm ficaria! :((

micaela oliveira disse...

Daqui a nada vais ter a sasha aos pulos ai por casa, e ainda com mais bebes. Sorriso no rosto, pensamento positivo e muito amor a sasha melhora rapidinho
Beijinho

Espalha brazas disse...

oh :( que estas coisas doem tanto. boa sorte

Paula_2700 milhas disse...

Lamento muito, Lúcia. Espero que o veterinário possa ajudar a Sasha e que ela recupere bem.

Um beijinho

Deusa disse...

Oi Lúcia,queria tanto que você disse que a Sasha esta bem.Toda hora me recordo dos cachorrinhos....De noticias amiga.

Bjs
Deusa

Sara disse...

Olá Lúcia, sinto muito. Eu perdi dois filhotes de uma hora para outra também. Faltava a última dose da vacina e eles pegaram a PARVOVIROSE que é fatal em filhotes. Espero que a Sasha fique boa. Não dá mole pro veterinário não, peça para fazer um exame, esse negócio de testar os remédios pra ver se melhora me mata de raiva.

Abraços.

Poupadinha disse...

Estou sem palavras... que pena perderes os cachorrinhos. Espero que a Sasha se recupere.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá, visito este blog, mas nunca comentei, mas hoje não resisti, também temos cães e eles fazem parte da nossa familia,são nossos amigos incondicionais.
É uma tristeza os cachorrinhos, e a Sasha deve ser um doce, espero que recupere.
Beijinhos
Ana M.

PINTA ROXA disse...

Só hoje cá vim, é muito triste perder assim tantos cachorrinhos, eles eram tão lindos, as fotos que colocavas eram sempre deliciosas de ver.
Ficam agora as memórias.
Beijinhos

Maria João disse...

Ai Lúcia... Estou a ler o blogue ao contrário, se fiquei chocada com a morte da Sasha, fiquei complemente arrepiada com a morte de todos os cachorrinhos.
Que coisa estranha.

Não mandas-te autopsiar nenhum? Tens ideia de o que lhes possa ter acontecido?
Bjs e força,
MJ

Especialmente Gaspas disse...

Lamento :(