segunda-feira, 25 de junho de 2012

De mãe

De modo nenhum tenho a intenção de ensinar alguma mãe, mas vou deixar aqui algumas dicas que aprendi na vivência dos primeiros meses com as minhas duas filhas, e que podem ajudar uma futura mamã.


Quando a Catarina nasceu, não comprei praticamente nada para ela. Em primeiro lugar não sabia o que comprar não quis saber o sexo, logo só podia comprar artigos neutros, depois não fazia ideia do que iria precisar. Com a Victória fiz o mesmo. As pessoas gostam sempre de oferecer miminhos nestas alturas e ficamos com roupas a triplicar, muito mais que aquelas que iremos conseguir vestir. Os bebés crescem muito depressa e usam duas três vezes a mesma peça de roupa nos primeiros 3 meses. Depois deixa de lhe servir.

Os bodys são as peças que mais usei à Victória porque se sujam com muita facilidade, basta um cóco fora da fralda e já está.


De tanta roupinha que eu tinha quando ela nasceu, já quase nada lhe serve. Apesar de ainda não ter feito 2 meses já usa roupa para 3, e vou-me sempre seguindo desta forma: quando fizer 3 meses vou escolher roupa para 6, quando fizer 6 vou escolher roupa para 9 e assim sucessivamente.

As melhores peças de roupa para se usar na maternidade seja um bebé que nasça no Verão ou no Inverno, são sem dúvida estas:


São práticas e frescas, nos Hospitais está sempre uma temperatura amena, logo não vale a pena roupas muito quentes porque os bebés também se constipam com o calor e se se sentirem desconfortáveis então vão passar horas a chorar.

A mãe pode usar uma camisa de noite fresca e de manga curta (eu tive imenso calor, feita parva levei uma de manga comprida), os bebés têm sempre mais frio que nós, logo os quartos na maternidade são bastante quentes.

Depois do parto é aconselhável usar uma cinta (tal como durante a gravidez para apoiar o peso da barriga). Durante a gravidez e apesar de ter feito umas barrigas enormes, nunca usei, mas depois do parto ofereceram-me esta da Chicco.


Um balúrdio de dinheiro por uma cinta que, ou o meu corpo não tem a altura certa para que a cinta  aperte onde deve apertar, ou então a cinta não serve mesmo para nada. Usei-a durante uns tempos, mas penso que a faixa da mesma marca fosse uma melhor opção. Na primeira gravidez e com a quantidade de pontos que levei não conseguia usar nada que me apertasse em baixo, por isso usei a faixa (depois ofereci-a à minha avó que ainda hoje anda com ela para suportar as dores nos rins... estas cintas não servem apenas para as grávidas).

Há dias encontrei nos amigos chineses esta outra cinta, que quanto a mim, sim aperta no lugar certo (e por bastante menos dinheiro!).
Escolhi esta cor, não por ser bonita, mas porque posso usá-la quer seja por baixo de roupa branca ou preta.


As fraldas para bebé descartáveis, já experimentei de todas as marcas inclusivé as de marca branca e não vejo necessidade de comprar uma marca em especial. Quanto a mim as de marca branca do Pingo Doce satisfazem na perfeição e o preço/quantidade é bastante em conta.


Nunca usei um corta unhas às minhas filhas nos nos seus primeiros 6 meses de vida. Tinha imenso medo de lhes cortar um bocado de carne... roía-lhes as unhas, afinal elas tem umas unhas tão fininhas que parece uma pele. A Victória nasceu com umas unhas enormes, e quando chora arranha-se toda, temos que andar sempre na manicure.


No nariz, uso apenas uma cotonete. Não sou apologista dos aspiradores nasais (sei que há casos em que são mesmo necessários, mas se o bebé for saudável não vejo a necessidade), acho que lhes tira a respiração e sentem-se aflitos. Nunca usei nenhum.


O choro dos bebés nunca é igual, se repararmos bem quando têm fome choram de uma maneira, quando têm sono de outra e quando têm alguma dor o choro é bastante aflitivo. O importante é ouvi-los e compreendê-los. NUNCA adianta gritar por não se entender um bebé... é lógico que isso nunca o irá acalmar. Ouvir, sussurar palavras doces, fazer SSSHSHHHSHSHSHH ao ouvido (é um som aproximado ao que ouviam dentro do útero) são sempre boas maneiras para acalmar um bebé. Se ele se sentir amado e acarinhado, com certeza vai ficar mais confortável, vocês não ficam?




Quando a minha filha chora e eu já não sei o que fazer, encho-lhe a banheira e deixo-a ficar de barriga para baixo por um bocadinho enquanto lhe faço uma massagem nas costas. Depois viro-a e faço o mesmo na barriga - por norma resulta, o pior é quando sai.


É sempre muito importante fazer o bebé arrotar quando acaba de mamar (por vezes isso implica bolsar e por isso é necessário ter sempre à mão uma fralda ou um babete), o facto de não arrotar pode fazer com que venha a chorar de aflição por não expelir o ar que entrou enquanto mamou (seja no seio ou no biberon).



Na maternidade ensinam as mamãs a fazer uma ginástica com as perninhas para aliviar os gases. Fazer um exercício tipo bicicleta ou massajar a barriga com movimentos como os ponteiros do relógio também ajuda.

Esta espreguiçadeira era do primo, mas tem uma função vibratória que segundo dizem também alivia muito as cólicas. Eu não dei por grande diferença, mas o facto de a poder balançar alivia-me a mim os braços, e ela gosta imenso de aqui estar. Uma das melhores invenções para bebés, estas espreguiçadeiras, na altura da minha filha mais velha acho que não havia nada disto... pelo menos eu não ouvia falar. A "aranha" também dá imenso jeito, mas só para mais tarde (9 meses aproximadamente).




 Em cima da mesa da cozinha... pois, muitas vezes só assim é que consigo fazer as nossas refeições.


E por aí, há alguém que queira partilhar mais alguma dica para aliviar as cólicas dos bebés?
É extenuante quando os ouvimos chorar e já não sabemos o que fazer... eu que o diga, por isso tento sempre de tudo, desde que ela me dê aquele sorriso desdentado, vale tudo!





quarta-feira, 13 de junho de 2012

Quem é quem?

Qual das duas é a Catarina? E a Victória?




As minhas filhas são mesmo muito parecidas (o que é bom sinal, são filhas do mesmo pai e da mesma mãe!). A diferença que lhes encontro é uma ser mais escurinha que a outra, e até nasceram as duas com a mesma manchinha vermelha por cima do olho esquerdo, entretanto desaparece.
É uma pena não ter quase fotos nenhumas da Catarina em bebé, mas vingo-me na Victória.

Estas foram tiradas numa manhã de sol, antes da escola e depois do pai ter saído para trabalhar.





segunda-feira, 4 de junho de 2012

... cá de casa


A Victória, que era uma bebé muito tranquila nas suas 3 primeiras semanas de vida, agora tem-se revelado uma reguila! 
Já se ri bastante com aquele sorriso babado e desdentado que nós adoramos, já quer agarrar tudo com as mãozinhas, embora não consiga, e vai fazendo a delícia dos nossos dias. Mas fora estes momentos doces, chora e chora muito. Tem dias que chega a ficar duas horas a chorar... faz sonos de 10 minutos e não me deixa fazer praticamente nada. Pensei que pudesse ser fome, mas ela tem engordado bastante a olhos vistos, e de noite dorme 4 horas seguidas (por acaso dá sempre umas noites boas aos papás).
A minha filha parece ter um relógio, chora a partir das 10 da manhã até às 10 da noite, depois dorme tranquilamente e só acorda para mamar.
Não me queixo da minha filha, mas que ela não me tem deixado fazer nada... não tem.

Tenho familiares que não acreditam e só se apercebem quando estão com ela, como foi o caso de ontem numa festa de aniversário.

Já não reconheço a minha casa, há bastante tempo que não consigo fazer uma limpeza a sério, tomar um banho tranquilo então, já nem sei o que é isso.
Há dias pedi à Catarina para olhar pela bebé enquanto eu ia tomar banho, mas ainda mal tinha molhado o corpo já ouvia os gritos desesperados "Oh mãaae, o que é que eu faço??

Temos momentos muito divertidos.
 Momentos em que olho para as duas piolhas a dormir na minha cama e me sinto a mãe mais feliz do mundo!
Momentos em que oiço as conversas da mais velha para a mais nova: " Andas aí a chorar para quê? Queres ser mariquinhas, a mim também me doí a barriga e não choro por causa disso." 
Quando eu digo "Catarina a bebé está a chorar, vai lá ver" e ela responde: "Para quê? Ela só se cala contigo!" (o pai costuma responder o mesmo) - e depois vai a correr e diz: "Vá-lá não chores eu já estou aqui..." 




Fico mesmo babada :)

Adoro estes fins de tarde, onde o sol entra pela janela da sala e traz esta calma que eu tanto preciso.


É por tudo isto que não tenho conseguido actualizar este blog, mas agora começo a organizar a minha rotina e espero conseguir andar por aqui mais vezes.
Nestes últimos tempos para responder a um email, chego a usar o computador 4 e 5 vezes... depois desisto.

Ser mãe, não são só "flores" nem alegrias o dia todo, mas é o melhor do mundo!