quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Qualidade de fotos / Picasa

Há algum tempo atrás, eu tirava fotos sempre com flash automático, elas pareciam perfeitas na máquina o pior era quando as passava para o computador. Depois de seguir vários blogs de decoração, achava sempre as minhas fotos terríveis e que o problema era da máquina...
De facto a máquina não é grande coisa.

Um dia em conversa com a Carla disse-me para tirar as fotos com luz natural e nunca tirar com flash porque o brilho marca sempre as fotos, principalmente em fotos que queremos focar este ou aquele ponto.
Ficou melhor, mas o desfoque não ajudava, algumas ficavam tremidas e até apanhar o jeito demorou o seu tempo.

Mais tarde, em conversa com uma amiga perguntei-lhe se havia algum outro programa, que não fosse o photoshop, para escrever em cima das fotos.

Ela indicou-me o Picasa, se clicarem em cima conseguem fazer imediatamente o download:

A partir daqui todas as minhas fotos passam por este programa, não tem nada de complicado, o que é óptimo para pessoas como eu que gostam pouco de andar às aranhas com o computador!
Mesmo que a foto pareça bem, se clicarem no botão "preenchimento claro" nota-se logo a diferença:



Antes





Depois




Ainda, se clicarem no "contraste" ou no botão " sinto-me com sorte" é nítida a diferença nas fotos, algumas aclaram o ambiente por completo,  outras realçam a cor.




No topo onde diz efeitos, consegue-se alterar para preto e branco, sépia (envelhecer fotografias), recortar imagens, escrever, rodar, etc...




Quando acharem que a foto, ou todo o albúm está de acordo com o que pretendem, basta clicar no quadradinho onde aparece uma disquete, no albúm da fototeca, e guardar. Todas as imagens ficam com a alteração pretendida, gravada nos albúns Picasa e no vosso albúm do computador ("As minhas imagens").

Este foi mesmo o programa mais fácil que encontrei para trabalhar fotografias, ainda não sou uma boa fotografa mas o programa ajuda a melhorar. Sei que o Photoscape também é muito bom, mas achei este mais fácil de trabalhar, até a Catarina já lá vai escrever em cima das fotos com as amigas.


E por aí, como alteram a qualidade das vossas fotografias?

15 comentários:

Paula disse...

Obrigada pela dica! E eu bem que preciso, que a minha máquina não ajuda muito...
:)

HSS disse...

É esse o programa que uso para por a marca d´agua nas minhas fotos (o nome do blog) e é realmente muito fácil.
Bj

Anabela disse...

Eu tb uso o Picasa e gosto bastante. É muito bom não só em termos de tratamento básico como também de organização.
Como está a correr a gravidez?
Bjs

Betty disse...

És uma querida mas vou tentar arranjar o trapilho aqui no norte e quando fizer o meu tapete eu digo-te.
Em relação às fotos do blog eu não faço nada com elas muitas vezes tiro com o Tlm, a maioria delas tirei e para por o nome que nem sempre me lembro, utilizo o power point. Mas acho que vou transferi este programa para o meu computador e experimentar.
Obrigada mais uma vez pela dica.
Bjs
Betty

Ju disse...

Eu uso o Photoscape.
Mas este também me parece uma boa opção. :)

Ideias No Sotão disse...

Obrigada pela dica! Eu uso sempre a galeria de fotos do windows, mas o resultado ás vezes é catastrófico!!!
Vou experimentar

Lisete Reis disse...

Olá Lucia! Gostei muito do seu comentário no meu blog (white-glam.blogspot.com)! Obrigada! E ADOREI as suas ideias... Ainda não vi tudo mas o que vi gostei mesmo muito! A sua casa parece linda!
beijinhos.
Lisete Reis

sanozuk3 disse...

Olá!
Pois é! Até apanharmos o jeito com a nossa máquina.. Mas depois as fotos ficam bonitas.
Eu costumo usar o photoshop (dou uns toks, mas PRO é o meu mano :P ) para dar uns efeitos às fotos. Ficam engraçadas.

Beijinhos!
E como vai essa barriguinha?

Rose disse...

Olá, era essas informações que eu precisava para minhas imagens.
Agora irei fusar seu espaço, pois achei-o muito interessante.

Dama das Camélias disse...

Ainda bem que pude ajudar, comigo aconteceu o mesmo e se formos passando mensagem torna-se mais fácil!
Um blog fica sempre mais interessante quando vemos boas fotos, além das ideias a qualidade também conta.

Beijinhos

A Produtora de Paparoca disse...

Pois! Também tenho alguns problemas nas minhas fotos, a máquina não é profissional e eu muito menos. Eu utilizo o Picasa para guardar a minhas fotos pessoais...nunca me lembrei de utilizar para tratar fotos. Obrigada por partilhar este tema. Bjnhos :)***

Elaine Silva disse...

Menina,Andei por todo seu blog.Amei!
To Seguindo...
Bjocas e ótima quinta-feira

Elaine Silva

wwwdetalhes-elaine.blogspot.com

kaldinhas (Manuela Cardoso) disse...

Excelente dica e explicação,por acaso uso outro programa o paint shop pro,idêntico ao photoshop.Gosto de trabalhar com imagens e este programa é bom.Gostei de ver o DIY do trapilho,afinal até nem me parece assim tão dificil.Beijinhos

sanozuk3 disse...

Andei estes dias a experimentar o Picasa, e posso dizer que estou rendida! A utilização é muito fácil e consegue-se efeitos bem porreiros, que no Photoshop demorariam imenso tempo a combinar comandos! Estou a utilizar e gosto muito! Gracias!

Beijinhos!

Raquel disse...

Olá Lúcia!
Olha, eu não te aconselho fazeres isso, mais vale fazeres esses ajustes num programa mesmo, porque assim ficam sem contraste e torna-se difícil ver bem a imagem.
bj *